Obtenha uma cotação

Edit Template

Otimize sua Lucratividade: Saiba como Utilizar o Potencial Tecnológico do seu ERP em seu Processo de Precificação de Produtos

Quem atua, diretamente com o processo de precificação de produtos, no segmento atacadista distribuidor, está familiarizado com a funcionalidade acima para aplicação automática do preço sugerido. No entanto, poucas empresas utilizam essa ferramenta eficientemente. Ao longo das minhas experiências como consultor em sistemas de gestão empresarial (ERP), sempre me questionei sobre os motivos que levam a maioria dos negócios à optarem por estabelecer manualmente o preço de seus produtos. Essa abordagem muitas vezes é empírica, baseada unicamente na experiência e observação do mercado, sem o auxílio de fórmulas matemáticas e métodos científicos. As razões por trás dessa escolha são bastante diversas.

  • A desconfiança no cálculo automático do sistema;
  • O entendimento de que cada produto tem suas próprias características distintas;
  • A necessidade de levar em conta o preço estabelecido pela indústria;
  • A crença de que apenas o mercado, por meio da oferta e da demanda, deve determinar o preço final do produto;
  • A dificuldade em considerar adequadamente os impostos e outros custos formadores de preço.

 

Com essas objeções, são bem conhecidos os impactos negativos decorrentes dessas práticas, e a lista de consequências é extensa.

  • A atualização manual dos preços consome um tempo considerável, resultando em atrasos significativos. Esses atrasos, por sua vez, levam à perda de lucratividade e competitividade, uma vez que a falta de manutenção nos preços pode prejudicar a geração ou a qualidade das vendas.
  • A ausência de uma conferência integrada a outras áreas, como a fiscal e logística, dificulta a identificação de erros no cadastro tributário e na formação de custos dos produtos durante o processo de recebimento das mercadorias.
  • A falta de clareza na apuração da rentabilidade por produto é outra consequência, pois a omissão de custos inerentes ao processo de compra e venda impede uma composição precisa da margem de lucro.
  • A omissão dos investimentos das indústrias na margem de lucro, comprometendo a garantia de descontos alinhados aos contratos de investimentos bem como a geração da informação incorreta da margem de lucratividade.
  • A ausência de clareza ao estabelecer ações comerciais mensais e autorizações de descontos pontuais também é um problema, prejudicando o controle, transparência e eficácia das estratégias promocionais.
  • A falta da segurança processual decorrente da ausência do controle nas permissões de acesso amplia os riscos associados à concessão de descontos. Essas lacunas, quando não tratadas de maneira adequada, podem ter impactos sérios no que diz respeito à segurança das informações e processos empresariais.

 

Essas situações comprometem diretamente a rentabilidade do negócio. Em nosso artigo anterior, discutimos a complexidade dos desafios associados à margem de lucro no contexto do atacado distribuidor e oferecemos dicas valiosas a fim de otimizar os controles de rentabilidade. Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de aproveitar essas orientações, o link para o artigo está disponível ao final deste texto. Agora, é o momento de aprofundarmos ainda mais, explorando como esse processo pode ser aplicado de maneira prática e adaptada às necessidades específicas da sua empresa. A análise seguinte foi estruturada com base no modelo de consultoria 4D – GUIANDO SUA EMPRESA PARA O MELHOR JEITO, desenvolvido exclusivamente pela Positiva Soluções.

"Gostaria de saber mais sobre como está o nível de maturidade de sua empresa, envolvendo o processo de precificação? Envie suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajudá-los"

Análise a rentabilidade com e sem investimento das indústrias

Compare a rentabilidade dos produtos levando em conta os investimentos feitos pelas indústrias. Analise se esses investimentos resultam em aumento de vendas ou margens, e se o retorno sobre esses investimentos está alinhado com as metas da empresa.  Considere fatores sazonais, tendências de mercado e comportamento do consumidor para prever o impacto das promoções nas vendas e na rentabilidade.

Compare o valor total dos descontos com o valor de investimento

Verifique se os descontos concedidos aos clientes estão alinhados com o valor do investimento realizado pelas indústrias. Analise se os descontos comprometem excessivamente a rentabilidade em relação aos benefícios dos investimentos realizados.

Simule cenários de venda mediante as novas projeções de preço e curva de margem

Utilize as novas projeções de preço e a curva de margem para simular diferentes cenários de venda. Isso pode incluir o cálculo da receita esperada, a margem de lucro, os custos associados às vendas e o impacto nos resultados financeiros da empresa. A simulação ajuda a entender como as mudanças nos preços afetarão a rentabilidade global do negócio.

No decorrer deste texto, exploramos detalhadamente as complexidades da precificação, descontos e estratégias promocionais no contexto do atacado distribuidor. Desde a importância de considerar todos os elementos incidentes nos custos de compra e venda, passando pela análise cuidadosa das políticas de desconto e margens de precificação,  chegando às simulações de cenários futuros. Exploramos o quão crucial é uma abordagem estratégica e sustentada por informações para garantir o sucesso financeiro de um negócio.

Além disso, evidenciamos que a precificação deve ser um processo cuidadosamente operacionalizado e com o maior nível de automação possível, explorando ao máximo as funcionalidades disponíveis em seu (ERP).

Ainda assim, a segurança e transparência nas transações comerciais emergiram como temas cruciais. Restringir o acesso à aplicação de descontos, monitorar de perto as políticas de desconto e garantir que os valores concedidos estejam alinhados com os investimentos da indústria são práticas essenciais para manter a integridade financeira da empresa.

Finalmente, a adaptação contínua e a análise de desempenho são fundamentais. A capacidade de ajustar estratégias com base no desempenho comercial a partir do comportamento do cliente e nas tendências do setor é o que diferencia as empresas bem-sucedidas.

Portanto, a qualidade operacional, a automação dos processos, a segurança dos dados e a clareza das informações são essenciais para estabelecer e manter uma estratégia de precificação eficaz, assegurando não apenas a competitividade, mas também a prosperidade financeira a longo prazo.

Gostaria de saber mais sobre como está o nível de maturidade de sua empresa, envolvendo o processo de precificação? Envie suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajudá-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresa especializada no setor atacadista distribuidor, nascida com o propósito de promover a adoção tecnológica no segmento, potencializando o uso de soluções disponíveis para o uso.

© 2024 Positiva Soluções

Entrar em contato

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.